domingo, 3 de junho de 2012

Quer Virar Um Rpg Maker?

Bom, decidi fazer esse tuto porque tenho lido varias historias, que varios players fizerem...
e sinceramente..nao gostei de nenhuma das que eu li até agora !!!
Bem vou dar algumas dicas de como fazer um BOM RPG!!!
Primeiramente, vamos ao significado de RPG (Role Playing Game)
Pra quem nao sabe, eu so mestre em RPG clasico (aqueles q se jogam com dados, fichas de jogadores e etc, todos em volta de uma mesa...) Fiquem trankilos q eu nao matei, e nao pretendo matar meus pais....Digo isso, pq dizem q todo jogador de RPG, eh meio "do mal"...adora fazer coisas satanicas e etc...NAO TEM NADA A VER....

So mestre em D&D (Dungeons and Dragons), AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e entendo bastante de GURPS e LOBISOMEM (outras variedades do RPG)...
O Senhor dos Aneis, é baseado no tradicional RPG D&D....dizem q foi TOLKIEN q inventou o D&D, eu particularmente nao acredito....


Enfim...vamos ao TUTORIAL!!!!

1° passo...O Inicio
Pense num tema, para o qual sua história será desenvolvida....

2° passo...A Época
Pense numa época, para a qual a história se passará...(ano, seculo e etc)

3° passo...A Qualidade
Saiba que um bom RPG nao se faz da noite pro dia, pode até levar meses ou anos!!! (dependendo da complexidade do tema, da historia, dos PERSONAGENS (q sao mto importantes) e do enredo)

4° passo... O tema
Ao escolher o tema da historia, procure ler o maximo possivel sobre o mesmo...assim voce poderá se informar melhor, e ter mais recursos para pensar no enredo...

5° passo...Os Personagens...(MTO IMPORTANTE)
Esse é um dos principais passos! Uma boa história, TEM que ter personagens marcantes, que fassa o leitor lembrar dele(personagem) mesmo depois ter lido o conto(livro,capitulo e etc) há mto tempo atraz....Ao pensar nos personagens de seu RPG, dê vida a eles...NAO OS TRATE COMO MEROS PERSONAGENS DE UMA HISTORIA QUALQUER....Se vc nao acreditar que os SEUS personagens sao reais, nao conseguirá faze-los de um modo verdadeiro, ou seja, marcante....Cada personagem tem sua importancia, por menor que seja sua participaçao na historia....Quando for montar seus personagens, crie um comportamento para ele, imagine: cor dos olhos, cabelos e etc...pense num nome pra ele como se fosse dar ao seu propio filho...crie romances (entre viloes e mocinhos, ou entre mocinhos e mocinhos, ou ateh mesmo entre viloes e viloes)...Dê ALMA ao seu personagem....fassa caractericias pessoais, como por exemplo: Metido, simpatico, inteligente,burro, cego, arrogante,solitario e etc)...NAO SE ESQUEÇA DESSAS CARACTERISTICAS ao montar a história..É a partir delas, q seus personagens reagirão, ao desenrolar da aventura...Fassa tmb FRAQUESAS, já q ninguem é perfeito !!!
QUANTO MAIS PROXIMO À REALIDADE SEUS PERSONAGENS FOREM, + AS PESSOAS IRÃO SE INTERESSAR NA HISTORIA E CADA VEZ MAIS AO DECORRER DA AVENTURA, SEUS PERSONAGENS CATIVARÃO O PUBLICO!!!!
Quem já nao quiz ser como o HARRY POTTER?? Ou entao, como o Naruto, e até mesmo quem já nao quiz ser como o Legolas ou Aragorn???....Mais uma vez repito...quanto + perto do "humano" for seu personagem, + real ele será!!!!
o TOLKIEN (autor de Senhor dos Aneis) levou mais de 10 anos bolando todos os personagens (viloes, mocinhos,monstros e etc)

6° passo...O Mundo...(MTO IMPORTANTE)
Ao criar uma historia, vc tem q pensar onde ela se passa....(pode ser num local existente no Globo terrestre, como tmb pode ser num mundo TOTALMENTE INVENTADO)...
Para inventar um Mundo...pense EM TUDO...Quantos paises tem esse Mundo, Quantas cidades, Quantas raças (elfos, humanos,hobbits e etc) existem nesse Mundo...Fassa um mapa!!!...Desenhe as Cidades (como se fosse fazer um mapa de tibia)...Se for uma historia que se passa na atualidade ou perto de...fassa as leis(uma por uma) (pq assim quando um personagem as infringi-las ele poderá ser punido)...Volto a dar como exemplo o SENHOS DOS ANEIS...TOLKIEN criou um mapa...colocou até o tipo de vegetaçao q tinha em cada lugar do mapa...colocou o clima (tempetarutas e etc). Isso tudo, pra poder facilitar, na hora de escrever a aventura...(tibia Global, eh um grande MUNDO...Os criadores do Global, fizeram o mundo deles...Com cidades, Mares e etc)...Nao esqueça de dar nome em tudo (aos mares, aos cachorros q andam na rua, aos mendigos, ao rei, ao bandido e etc)...O TRABALHO DE UM MAPPER, ouso dizer que eh o mais importante entre todos os outros!!! É o mapper q cria o mundo (q pensa no tipo de vegetaçao existente nos lugares, na temperatura, e etc) o mapper cria um mundo só dele...e se ele realmente se empenhar a fazer isso, se ele acreditar q akilo eh de verdade (mesmo na mente dele) sairá PERFEITO...com todos os detalhes necessarios e etc !!!!

7° passo...O Enredo...(MTO IMPORTANTE)
Ele é a alma do RPG...um enredo ruim é igual a uma história chata e consequentemente cansativa...Pense em todos os detalhes ao começar a escrever a história. Vá encaixando os personagens na história desde o começo...
Um bom exemplo para aprender a fazer enredo é assistir algumas entrevistas com a autora de HARRY POTTER...a mesma conta, q ao começar a escrever o PRIMEIRO livro, jah sabia qual era o final do SETIMOlivro...Desde o começo, quando ela ainda tava pensando em fazer ou nao o HARRY POTTER, ela jah sabia qual seria o final da historia, quais eram os viloes, COMO ERAM OS PERSONAGENS, o q cada um tinha de qualidades e defeitos...o q ia acontecer em cada livro...e etc...
Sem pensar nisso tudo, se torna impossivel criar um bom RPG!!!

8° passo...O Inicio da aventura (MTO IMPORTANTE)
Esse passo pode-se chamar de "capitulo um", ou seja, o começo do "livro"...esse capitulo eh a CHAVE!!!
Ele serve como uma "introduçao"...apresente ao leitor, um pouco do seu mundo...Apresente tmb, um pouco dos personagens (nao todos)...(dos principais, ou alguns deles, caso se tiver + de um principal)...Mostre ao leitor, o Cenário, o costume das pessoas da cidade (onde vive um ou mais personagens) e por aew vai...NUNCA MOSTRE TUDO LOGO NO PRIMEIRO CAPITULO...se nao, ao longo dos otros nao haverá nada mais pros leitores descobrirem....UMA BOA AVENTURA TEM QUE TER SUSPENSE....Voltando como exemplo o HARRY POTTER...Têm coisas q a autora cita no PRIMEIRO livro, que só sao descobertas no ULTIMO...Uma historia, tem que "segurar" o leitor, o mesmo tem q ter vontade de continuar lendo por algum motivo...(curiosidade pra descobrir um enigma, ou qualquer coisa do genero)...se sua historia tiver continuaçao ("livro" 1 , 2, 3 e etc ) pode até mesmo deixar para aprensentar alguns personagens nos outros volumes da serie...

9° passo...Coerência
A aventura tem q ter uma coerência....nao se deve acabar o primeiro "livro" de um jeito e começar o segundo de outro TOTALMENTE diferente...tem que haver algo q ligue um livro no outro...E os capitulos...um completa o outro!!!

10°passo....Começo, Meio e Fim
Toda historia tem um começo um meio e um fim....
Se o "livro" tiver 5 volumes, o começo será o 1° e o 2° livro, o meio será o 3°, e o fim será o 4° e 5° livro...issodepende do autor escolher o tamanho de seus inicios meios e fins...nao precisa ser do msmo tamanho, nem nessa ordem...porém esses tres passos, DEVEM ter alguma ligaçao entre si...Se nao a aventura fica perdida, sem nexo!!!

11° passo...GRAMATICA (MTO IMPORTANTE)
Se o autor nao souber fazer bom uso da gramatica (regras de pontuaçao e etc) ele nao conseguirá passar direito as informaçoes q deseja...
O autor tem que dominar o uso de virgulas, travessões, parágrafos e etc, para se fazer entender...

12° passo...O Meio
Ao chegar na metade do "livro", fassa suspense! "Responda"ALGUNS (nao todos) enigmas do começo do "livro", deixe alguns sem resposta, e CRIE NOVOS ENIGMAS...Para despertar no leitor a vontade de continuar lendo...Se demorar mto para responder alguns enigmas, o leitor fika de saco xeio, ou seja, fica curioso de mais, e acaba nao querendo mais ler o livro, pq nao encontra respostas....e ao criar novos enigmas, deixará o leitor maluco para descobri-los (no final do livro)
13° passo...O Final
Esse tem q ser o momento em que o leitor espera desde o começo do "livro"...Abuse se suspense, dedetalhes e até mesmo coisas novas!!!
MTO IMPORTANTEEEE....NAO PODE DEIXAR DE RESPONDER TODOS OS ENIGMAS Q FORAM CRIADOS AO LONGO DO "LIVRO"...se isso acontecer o leitor, ficará nervozo pq nao descobriu o que queria, e nao recomendará seu livro para os amigos (assim seu "livro" se perderá)...esquecido...Um livro só faz sucesso, quando um leitor o recomenda para algum amigo...É ASSIM Q OS LIVROS FIKAM IMORTAIS!!!! 
TENHA SEMPRE MTO RESPEITO AO LEITOR....POR ISSO TMB nao deixe de dar as respostas q ele tava curioso pra saber...
Fassa o GRAN FINALE...deixe o leitor de boca aberta ao acabar de ler o livro, deixando-o com vontade de ler de novo!!!
Ou seja, NAO FASSA UMA AVENTURA DE UMA HORA PARA A OUTRA....pense BASTANTE antes de começar sua HISTORIA...

Deixarei aqui alguns itens que nao se pode esquecer num BOM RPG!!!
-> Suspense
->Ação
->(um pouco) de Drama
->Casos amorosos
->Enigmas (segredos, e etc) tais como: "Quem será q mato o fulano..."? ou "Será q akele cara eh do mal ou eh do bem"?
->Variedades (nos personagens, nas criaturas e etc)
->Um bom começo, meio e fim
->Personagens criados com dedicaçao


..
Bem esses topicos nao podem faltar num BOM RPG...(nenhum deles)
espero ter ajudado àqueles que nao sabiam como fazer ou por onde começar um RPG!!!

OBS: Quando eu digo "livro" no tutorial, quero dizer, uma folha, 10 paginas, um livro, uma historia grande, uma historia pequena, ENFIM, nao eh o sentido livro mesmo!!!

...

Abraço a todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário